Estilo, design, história e etiqueta da monarquia clássica do século XVII ao comfort food contemporâneo

O conteúdo programático aborda desde o rei francês Luís XIV e o esplendor do Palácio de Versailles ditando moda e regras que cunharam um novo comportamento social, passa pelo clássico serviço à francesa e chega às suas releituras contemporâneas e desconstruções, como o charmoso finger food.

wedding-super-martin-van-meytens

Hábitos e costumes, códigos sociais e culturais, etiqueta social, tratativas e o uso acertado da papelaria e do design à mesa e no convidar. Desta forma, a aprendizagem e a absorção do que é clássico garantem segurança a quem deseja inovar e fazer releituras, sempre com referências históricas e tendo segurança em suas abordagens.

MÓDULO I:

  1. No tempo da delicadeza: uma imersão no clássico: estilo, design e etiqueta da monarquia clássica entre o século XVII e o final do século XIX. Tratativas e protocolos. Aulas teórico-práticas para noções básicas de caligrafia e design floral. Destaque para os banquetes de Luís XIV, o serviço à francesa, Maria Antonietao casamento de Napoleão Bonaparte, o serviço à russa, o noivado de Dona Leopoldina de Habsburg com D. Pedro I, o casamento da Rainha Victoria e os costumes da Era Victoriana.

royal-repas-3-3-diner-de-noces-de-napoleon-moins-de-20-minutes-chrono

CORPO DOCENTE

APRESENTAÇÃO E MEDIAÇÃO:

ANA ROLDÃO | ETIQUETA SOCIAL, ETIQUETA À MESA E A HISTÓRIA DOS BANQUETES: Ana Roldão é historiadora com formação em Marketing e especialista em Gastronomia e Artes da Mesa dos séculos XVIII e XIX. Dedica-se a pesquisa dos hábitos alimentares da Família Real Portuguesa e da Família Imperial Brasileira. Consultora nas áreas de marketing e museus e gestão de patrimônio. Atualmente presta consultoria para o programa Tempero de Família, do GNT. Ministra cursos de gastronomia histórica, história da alimentação e artes da mesa. Trabalhou em instituições em Portugal e no Brasil como Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa e Museu Imperial de Petrópolis. Autora do livro Rio Paisagem Gastronômica com a crítica gastronômica Luciana Fróes. Inscreva-se.

MANOELA CESAR |  ESTILO E COMPORTAMENTO ATRAVÉS DOS SÉCULOS: Jornalista e cineasta pela UFF, criou o blog Colher de Chá Noivas, hoje ManoelaCesar.Com, e foi pioneira na realização de eventos de charme reunindo noivos, assessores de casamento e fornecedores, em 2012, quando o WeddingLab ainda se chamava Un Marriage Au Paradis. Também inovou ao participar com o publicitário Rodrigo Oliveira da concepção, em 2015, do curso Marketing de Casamento, o primeiro voltado especificamente para o profissionais da área de eventos sociais, reunindo nomes como Roberto Cohen e Lincoln Seragini. Em 2016, foi convidada a representar o Brasil como uma das 5 palestrantes internacionais da The Destination International Wedding Conference, no Hotel Ritz Four Seasons de Lisboa. Colabora com a revista Vogue Noivas. Trabalhou nas redações dos jornais O Globo (Rio Show e Caderno Ela), Jornal do Brasil (Heloisa Tolipan e Revista Domingo), colaborou com as revistas Gula, Viver Bem, Bons Fluidos). Inscreva-se.

PROFESSORES CONVIDADOS:

ANA LUIZA SANTOS PEREIRA | TRATATIVAS E PROTOCOLOS: Ana Luiza Santos Pereira é professora de Pós-Graduação no curso de Planejamento e Gestão de Eventos, na disciplina de Protocolo e Cerimonial, na Universidade Estácio, que é uma das nove instituições do mundo certificada pela École Hôtelière de Lausanne. Professora e Etiqueta à Mesa na Escola de Gastronomia Mise en place. Cerimonialista, mestre de cerimônia e celebrante de casamentos. Inscreva-se.

BEATRIZ PEDRINI | DESIGN FLORAL À MESA TEORIA E PRÁTICA: Deixou a medicina há 3 anos para enfim se dedicar a sua maior paixão, as flores. Buscou cursos nacionais e internacionais para sua formação, como o curso Zita Else Flower School, em Londres, onde se especializou em arranjos florais e design floral. Como diretora e proprietária da charmosa boutique de flores Officina Floreale & CO, oferece serviços de paisagismo residencial/corporativo e design floral com as melhores flores do mercado, para eventos como casamentos, formaturas, festas e aniversários.Inscreva-se.

ECILA ANTUNES | A PRÁTICA DOS BANQUETES: Banqueteira e com mais de 18 anos de experiência no mercado, entende como poucos da arte de receber e impressionar convidados! Todo mundo que já teve a oportunidade de provar um de seus deliciosos pratos sabe que ela é cozinheira de mão cheia! Com uma culinária variada e contemporânea ela conquistou o paladar dos cariocas mais exigentes. Seu buffet chama a atenção com um impecável acervo de louças, prataria, cobre, madeiras e conchas naturais.Inscreva-se.

EILÁ NIGRI | A IDENTIDADE VISUAL DO EVENTO: Formada em desenho industrial com especialização em projeto do produto, a designer tem longa trajetória no mundo da moda, onde atuou desde os 17 anos de idade como estilista. Quando fez o curso de desenho industrial para agregar conhecimento ao trabalho de estilista, descobriu sua habilidade para identidade visual e tipologia. Assim que finalizou os estudos, começou a criar convites para pequenas festas e cartões para amigos. Cresceu na profissão e fundou a Eilá Nigri Design, que atua há 15 anos no mercado.Inscreva-se.

EUGENIA GUERRERA | O DESIGN QUE CELEBRA O AMBIENTE: Formada em Programação Visual e pós graduada em Marketing pela PUC-Rio, Eugenia Guerrera é uma das decoradoras mais requisitadas do mercado de casamento. Dona da Dash Marketing & Design desde 2004, coleciona eventos bem-sucedidos e também cria cenários para eventos sociais, lojas e shows. Sua experiência como designer gráfica é a garantia da criação de uma identidade visual única e inesquecível para cada evento.Inscreva-se.

MARIANA CASTOR | BREVE INTRODUÇÃO À CALIGRAFIA TEORIA E PRÁTICA: Pesquisadora de manuscritos antigos e designer de letras e fontes, Mariana Castor fez cursos na França e nos Estados Unidos, além de ser formada pela Universidade federal Fluminense. Hoje, à frente da Castor Grafia, trabalha em diversos setores, de eventos sociais à cenografia teatral. Apaixonada pela beleza das letras, Mariana é calígrafa das novelas de época da Rede Globo (atualmente no ar na novela Novo Mundo) e assina toda a caligrafia clássica do eventos do blog de casamento ManoelaCesar.com.Inscreva-se.

INFORMAÇÕES:

SERVIÇO:

THE ETIQUETTE LAB | MÓDULO I 

“No tempo da delicadeza: Uma imersão no clássico”

DATA: 10 e 11 de abril, das 9h às 18h

LOCAL:  Sheraton Grand Rio Hotel & Resort (Av. Niemeyer 121, Leblon, Rio de Janeiro)

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

____________________________________________________

MÓDULO II:

  1. Da belle époque ao conforto contemporâneo: serviço americano, pic nic, cocktail, vintage, finger food, comfort food e pratos de food design;

Tissot, James, 1836-1902; Holyday

O curso The Etiquette Lab – Módulo II acontecerá sempre das 9h às 18h, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, localizado na Avenida Niemeyer 121, Leblon, Rio de Janeiro. Data a ser divulgada!

OBS.: Os módulos I e II são realizados e adquiridos separadamente. A previsão de venda e realização do Módulo II é Julho 2017. Ao final de cada módulo será entregue um certificado.

cropped-selo_preto.jpgshe255k-171567-black-version-click-thumbnail-for-more-information-about